Conteúdo

23.08.2021

Utilização versátil e agora também à prova de explosão

Novos interruptores para indústria pesada e para áreas de aplicação potencialmente explosivas

Wuppertal, 23 de Agosto de 2021. O Grupo Schmersal expandiu as séries de interruptores já existentes para a indústria pesada para incluir versões para proteção contra explosões que são adequadas para a utilização em áreas potencialmente explosivas. Os interruptores de emergência de tração de cabo das séries EX-I-ZQ900 e EX-I-RS655, bem como os interruptores de desalinhamento da esteira das séries EX-I-BS655 e EX-T. 454 podem ser operados em ambientes com poeiras da zona 21, no tipo de proteção contra ignição Ex tb “Proteção pelo invólucro” ou em atmosferas gasosas da zona 1, no tipo de proteção contra ignição Ex ib “Segurança intrínseca contra explosões”.

Com as novas versões, expandem-se as possibilidades de utilização para estas séries de interruptores:
As versões certificadas para a zona 1 são concebidas para aplicações em que podem surgir gases perigosos como, por exemplo, na indústria química e petroquímica, bem como em refinarias, aterros e instalações de reciclagem. 
Os interruptores que são certificados para a zona 21 são adequados para áreas fora dos reservatórios fechados, onde é possível a formação ocasional de uma atmosfera explosiva sob a forma de uma nuvem de poeira combustível, por exemplo, na proximidade de pontos de enchimento e de recolha, correias transportadoras ou pontos para os camiões despejarem a carga. Estes pontos podem ser encontrados em instalações de reciclagem, em fábricas de cascalho e de cimento, centrais elétricas ou na indústria metalúrgica.


Interruptores de emergência de tração de cabo para uma desconexão segura e fiável
O interruptor de emergência de cabo de tração EX-I-ZQ900, com atuação unilateral, é utilizado em máquinas e instalações que se encontram em áreas potencialmente explosivas, nas quais é necessário ativar o comando de paragem de emergência em qualquer ponto ao longo do cabo. Este interruptor oferece diferentes combinações de contacto e pode ser usado com um comprimento do cabo de até 75 m, permitindo uma desconexão segura, bem como um diagnóstico simples e rápido.
Para grandes distâncias, está disponível o interruptor de emergência de tração de cabo EX-I-RS655 com atuação bilateral. Esta família de artigos tem como característica a redução significativa de custos que é permitida pelo comprimento do cabo que pode ser no máximo de 2x100 m, permitindo uma localização central aos terminais de ligação. O terminal de ligação central permite instalar a cablagem de forma fácil e rápida. Opcionalmente pode ser fornecido o EX-I-RS655 com interface DuplineSafe integrada para uma ligação em série incluindo o diagnóstico. 

Monitorização de desalinhamento da esteira
Os interruptores de desalinhamento da esteira das séries EX-T.454 e EX-I-BS655, concebidos em ferro fundido, monitorizam o funcionamento alinhado de forma reta nos sistemas transportadores e são dispostos aos pares, nos dois lados da cinta transportadora, na proximidade das polias de desvio e de acionamento.
No caso de um alinhamento irregular podem surgir desvios da posição que, em casos extremos, podem provocar danos e derramamento de material. Um sinal escalonado em relação à monitorização da posição permite, com o sinal de pré-aviso, uma correção do tapete atempada enquanto o sinal de paragem provoca a desconexão do sistema transportador. 

A série EX-I-BS655 baseia-se na plataforma multifuncional de produtos HDS. Com um interruptor base e diferentes atuadores, bem como diferentes diâmetros de rolos e ângulos de comutação ajustáveis, esta série é adaptável de forma flexível a qualquer sistema transportador. A conexão ao terminal de ligação central é muito simples. 
Tanto o EX-T.454 como também o EX-I-BS655, estão disponíveis opcionalmente com uma interface fieldbus Dupline, que oferece maior conveniência de diagnóstico com menos cablagem possível. 

Os dispositivos de comutação EX são construídos de acordo com os requisitos da diretiva ATEX 2014/34/UE. Com a certificação IECEx, estes produtos cumprem os requisitos internacionais da proteção contra explosões.
 

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa