Conteúdo

04.12.2018

A Schmersal apresenta o configurador de soluções virtuais na Feira SPS IPC Drives 2018

Cinco soluções de instalação para optimizar a segurança da máquina

Wuppertal, 27. Novembro de 2018. Graças ao recém-desenvolvido Safety Fieldbox, o Grupo Schmersal pode agora oferecer cinco soluções de instalação diferentes para a proteção de diferentes máquinas e instalações. Esta multiplicidade de variantes tem sido, até agora, uma marca diferenciadora no mercado. Isso permite que os construtores e operadores de máquinas escolham o conceito ideal de segurança para a sua própria instalação, especialmente no que diz respeito à rentabilidade e eficiência.
Pela primeira vez, o Grupo Schmersal mostra todas as soluções de instalação baseadas num configurador virtual de soluções na Feira SPS IPC Drives 2018.

1. IO Parallel
Trata-se de uma solução padrão universal e económica com terminais para a cablagem paralela de equipamentos de comutação de segurança. Esta solução, é adequado para máquinas mais pequenas, para as quais é necessário um número reduzido de interruptores para a sua protecção.

2. Sistemas de instalação Safety PFB / PDM
Para aplicações exclusivamente com equipamentos de comutação de segurança eletrónicos, estão disponíveis soluções de instalação com um módulo de distribuição passivo (PDM) ou uma caixa de campo passiva (PFB). Estes equipamentos possibilitam a comutação em série misturada com até quatro diferentes comutadores eletrónicos diferentes por módulo. Podem ser ligados vários módulos para se configurar sistemas maiores. Esta solução é adequada para máquinas e instalações mais complexas e é caracterizada por ter uma montagem fácil, uma elevada tolerância a falhas e o uso de cabelagem reduzida.

3. Safety Fieldbox
A nova caixa de campo de segurança é adequada para a instalação de até oito equipamentos de comutação de segurança diferentes. Os sinais de segurança dos equipamentos conectados são encaminhados para um controlador de segurança (PLC) para avaliação através da interface de bus de campo PROFINET/PROFIsafe. A caixa de campo de segurança é uma solução de instalação simples e económica, que fornece simultaneamente soluções de segurança altamente flexíveis e individualmente configuráveis para máquinas e sistemas grandes.

4. Interface SD
A interface de "diagnóstico de série" é usada para a transmissão dos dados não seguros numa comutação em série de equipamentos de segurança eletrónicos. Com esta solução, os sinais de diagnóstico e os sinais seguros podem ser encaminhados para o comando funcional e a avaliação de segurança através do módulo distribuidor passivo PDM, da caixa de campo passiva PFB ou de um adaptador Y. Para utilizadores que não desejam usar um sistema de bus ao nível de sensores e atuadores, os sistemas como a interface SD fornecem uma solução de instalação simples para a comutação em série em máquinas pequenas e médias.

5. Interface AS
Uma solução de cablagem para equipamentos de comutação de segurança com interface AS-i Safety at Work integrada. O AS-i Safety-at-Work, um bus de segurança baseado num padrão aberto, permite a configuração de soluções de segurança possíveis de ampliar individualmente para diferentes tamanhos de máquinas, com montagem simples e rápida. Além disso, a solução de segurança AS-i oferece possibilidades de diagnóstico abrangentes e permite, assim, por exemplo, uma deteção de falhas atempadamente, um aspeto essencial no que diz respeito à manutenção preventiva e à indústria 4.0. A Schmersal dispõe de uma gama extraordinariamente abrangente de componentes de segurança com interface AS-i. Todas as séries de componentes essenciais estão disponíveis com a interface de segurança AS-i.

Todas as soluções de instalação transmitem também dados de diagnósticos abrangentes. Com isso, é reconhecível de forma precisa para o operador, que interruptor acionou um sinal na série. Deste modo, podem, eventualmente, ser eliminadas avarias mais rapidamente e podem ser evitadas paragens da máquina.
Adicionalmente, a proteção individual dos equipamentos de comutação de segurança é integrada no Safety Fieldbox e nas diferentes variantes do PDM e do PFB.
A multiplicidade de variantes de soluções de instalação oferece uma flexibilidade máxima ao utilizador. Deste modo, ele pode selecionar o sistema de cablagem ideal para as suas necessidades individuais.

Visite a Schmersal entre 27 e 29/11/2018 na Feira SPS IPC Drives em Nuremberga: Pavilhão 9, stand 460

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa