Conteúdo

23.05.2018

Colaboração segura do Homem com o robô

A Schmersal apresenta soluções de segurança para robôs industriais na feira Automatica 2018

Os robôs são a espinha dorsal da Indústria 4.0 e estão em ascensão em todo o mundo. Porém, o cumprimento dos rigorosos requisitos de segurança é o pré-requisito básico para a operação de sistemas robóticos na produção. Na Automatica 2018, o grupo Schmersal apresenta uma gama diversificada e coordenada de componentes e sistemas de segurança para robôs industriais. Com esses produtos, os mais diversos postos de trabalho robotizados podem ser protegidos de forma segura e eficiente, para que as pessoas estejam protegidas e, ao mesmo tempo, a produtividade dos sistemas seja aumentada.

Dispositivos de proteção optoeletrónicos e tácteis
A Schmersal desenvolveu várias séries de cortinas e barreiras fotoelétricas de segurança que cumprem diferentes requisitos e garantem um acesso económico de proteções de postos de trabalho robotizados, com requisitos mínimos de espaço muito baixos. Um campo de proteção de raios infravermelhos é emitido pelo transmissor e avaliado pelo recetor. Se um objeto ou uma pessoa interromper o campo de proteção, é imediatamente emitido um sinal de paragem, para parar a máquina.
Os tapetes de comutação de segurança da Schmersal permitem a monitorização por inteiro das zonas de trabalho e não apenas dos pontos de acesso. Eles garantem uma proteção por controlo de presença, isto é, não é possível iniciar a máquina enquanto um operador estiver na zona de perigo.

Bloqueio de segurança AZM201 / Painel de comando BDF200-SD
Com o bloqueio RFID altamente codificado AZM20 em combinação com o painel de comando BDF200-SD, é possível montar soluções de segurança individuais nas portas de proteção em postos de trabalho robotizados. Graças à tecnologia RFID integrada, o AZM 201 oferece uma proteção aos manipuladores em função da necessidade. Na versão D deste bloqueio de segurança, duas funções de segurança são implementadas com um dispositivo de comutação de segurança. Como tal, o AZM201-D é especialmente adequado para operações de configuração de postos de trabalho robotizados. Graças à interface SD integrada (SD = diagnóstico de série) no BDF200-SD, também os sinais de diagnóstico não seguros dos aparelhos de comando e de sinalização conectados podem ser transmitidos para o comando através de um gateway SD. As mensagens de estado e de diagnóstico podem ser utilizadas na manutenção preventiva e, como tal, contribuem para o aumento da disponibilidade da máquina.

Soluções para avaliação de sinais
Consoante a complexidade dos circuitos de segurança, a Schmersal disponibiliza diferentes soluções para a avaliação de sinais seguros. Para sistemas robóticos mais pequenos, os módulos de relés de segurança multifunções da série Protect-SRB-E abrangem várias aplicações e são fáceis de configurar.

O comando de segurança modular PSC1 da Schmersal permite a programação de soluções de segurança individuais mais complexas. Neste contexto, o PSC1 avalia não só os sinais seguros dos sensores conectados, como pode ainda encaminhar sinais de diagnóstico não seguros, através de um sistema de bus standard, para um comando de automatização ou para o ambiente da infraestrutura informática. Através de uma interface de comunicação universal, o utilizador pode selecionar e ajustar facilmente no PSC1 diferentes protocolos de bus de campo através do software. Isso permite, por exemplo, avaliar sinais relevantes para impedir períodos de paragens ou para aumentar a disponibilidade do sistema.

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa

As soluções de segurança optoeletrónicas da Schmersal garantem um acesso económico de proteções de postos de trabalho robotizados.