Conteúdo

27.07.2017

Melhorar a qualidade – Aumentar a produtividade

A Schmersal, em cooperação com a ScanMin Africa, oferece instrumentos analíticos com base online e em tempo real para a indústria de material a granel

Wuppertal, quinta-feira, 27 de julho de 2017. O grupo Schmersal expande a sua oferta de soluções de sistemas para a indústria de material a granel: No âmbito de uma parceria de vendas com a ScanMin Africa (Pty) Ltd., a empresa oferece também agora, pela primeira vez, sistemas de análise espetral e de medição, o que possibilita uma determinação elementar rentável a nível de tempo e de custos de material a granel diretamente na esteira de transporte. Assim, todos os dados da análise elementar são transmitidos em tempo real e online. Deste modo, podem ser alcançadas melhorias imediatas nos processos pós colocados. Por sua vez, a ScanMin Africa vende agora também produtos de segurança da Schmersal.

O ScanMin Africa é altamente especializado na análise elementar de material a granel com base online. O NITA é um sistema automatizado e pode ser facilmente instalado em torno da esteira de transporte. Desta forma, podem ser geradas informações em tempo real para o controlo do processo ou podem ser realizados controlos de qualidade durante a operação. Deste modo, uma recolha de amostras rotineira, manual e demorada para análise torna-se desnecessária. A análise online contínua também permite, assim, a monitorização de acordos contratuais. O NITA II e NITA Smart utilizam o elemento AM 242 (BE) como fonte de radioisótopos. Assim, podem ser determinados componentes elementares dos materiais a granel por um período de 15 anos, sem interrupções.

Com a ajuda desta tecnologia de análise de radioisótopos com base online e em tempo real, todos os critérios de qualidade podem ser documentados na promoção de minerais, bem como os parâmetros operacionais determinantes na produção de elecricidade a partir de carvão ou na indústria de cimento. Todo o sistema pode ser acedido online para acrescentar mais dados, como, por ex., densidade do material a granel ou uma monitorização da humidade. Para além disso, pode ser realizada uma análise automatizada da distribuição de dimensões de partículas na esteira de transporte em tempo real com a ajuda de um sistema de análise online, o SPARTA Particle Size Analyser (PSA). Com a monitorização das dimensões das partículas, a eficiência do processo no processamento de materiais a granel pode aumentar consideravelmente.  

"Agora, somos capazes de oferecer soluções alargadas de sistemas, que contribuem para que os nossos clientes possam produzir de forma mais produtiva e rentável na extração de material a granel, mas também nos processos pós colocados", explica Udo Sekin, Business Development Manager para a Indústria pesada dentro do grupo. Schmersal.

A gama de produtos e oferta de soluções abrangente da Schmersal para a indústria de extração de material a granel está focada na proteção de colaboradores e processos. Deste modo, por exemplo, os interruptores da tensão de cabo de paragem de emergência da Schmersal garantem uma função de paragem de emergência fiável e, assim, a segurança dos sistemas e dos colaboradores. Por outro lado, a nova família de produtos da Schmersal de interruptores de alinhamento da esteira permite uma redução de períodos de acidentes e imobilização, aumentando, assim, a produtividade dos sistemas. "Todos os nossos componentes do sistema ao longo da esteira de transporte são compatíveis e podem ser integrados através de sistemas de bus de campo em conceitos de automatização", enfatiza Udo Sekin. Para além disso, os sistemas de monitorização de rotura da esteira, de fendas e da cinta contribuem para proteção dos sistemas e do investimento.

O complemento do próprio portefólio de produtos em torno dos produtos e sistemas dos seus parceiros, permite à Schmersal oferecer soluções de sistemas integrais para a indústria de extração de materiais a granel a partir de uma única fonte. Esta oferta é arredondada pelos serviços de consultoria da área de negócios tec.nicum, de que os clientes da Schmersal podem fazer uso em todo o mundo.

 

 

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa