25.02.2022

A TÜV Rheinland emite o primeiro certificado UKCA para a Schmersal

Acesso ao mercado no Reino Unido: o Grupo Schmersal recebe o certificado para dispositivos de bloqueio de segurança / O período de transição para o mercado britânico termina em 2022

Wuppertal / Colónia, 25 de fevereiro de 2022. Como organismo de auditoria oficialmente reconhecido pelo Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial BEIS, a TÜV Rheinland emitiu o primeiro certificado de ensaio para os dispositivos de bloqueio de segurança AZ300, AZM300 e AZM300-AS do fabricante Schmersal de acordo com os requisitos da marcação UKCA.
UKCA significa United Kingdom Conformity Assessment (Avaliação de Conformidade do Reino Unido). Esta nova identificação é obrigatória para os produtos comercializados em Inglaterra, Gales e Escócia desde que o Brexit entrou oficialmente em vigor. Assim, a marcação UKCA substitui a marcação CE do mercado interno europeu, embora esta ainda seja aceite no mercado britânico para uma autorização de produto até ao final de 2022. "Estávamos cientes de que o mercado britânico é importante para muitos dos nossos clientes e que nós, como instituto de ensaio, tínhamos de oferecer assistência rapidamente e sem problemas em relação aos mais recentes requisitos regulatórios", explica Thomas Steffens, diretor da entidade de verificação e certificação Segurança Funcional e Cibersegurança da TÜV Rheinland Industrie Service GmbH.

Ensaios para a Schmersal há mais de vinte anos
Há mais de 20 anos que a TÜV Rheinland testa os equipamentos e sistemas de comutação de segurança do Grupo Schmersal, com sede em Wuppertal e presente internacionalmente. Para os fabricantes de produtos, a certificação UKCA envolve custos adicionais significativos. Com a equipa da Schmersal, a TÜV Rheinland conseguiu implementar o processo de reconhecimento e também a avaliação da conformidade para a certificação UKCA dos dispositivos de bloqueio de segurança AZ300, AZM300 e AZM300-AS num curto espaço de tempo e com sucesso.
Após o bem sucedido projeto-piloto com o dispositivo de bloqueio de segurança AZM300, a Schmersal pretende agora certificar sistematicamente outros produtos de acordo com a UKCA: primeiro, os dispositivos de bloqueio de outras séries e, em seguida, também interruptores de segurança eletrónicos, módulos de relés de segurança e células de deteção de segurança. "O nosso objetivo é dotar os produtos da Schmersal mais comuns e mais frequentemente solicitados com o certificado UKCA até 1 de janeiro de 2023, para que os nossos clientes possam comercializar as suas máquinas no Reino Unido em conformidade com a diretiva", diz Jörg Eisold, diretor do departamento de Ensaios, Organismos de Normalização e Trabalho com Associações do Grupo Schmersal. "Tendo em conta a nossa vasta gama de produtos, é um calendário ambicioso. Mas esperamos poder alcançar este objetivo com o apoio de todos os organismos terceiros envolvidos no processo de certificação. As boas experiências que tivemos com a TÜV Rheinland no projeto-piloto AZM300 dão-nos motivos para estarmos otimistas."

A TÜV Rheinland com certificação desde setembro de 2021
Thomas Steffens, da TÜV Rheinland, acrescenta: "Como instituto de ensaio, conhecemos as dificuldades que, muitas vezes, os fabricantes têm para desenvolver soluções customizadas de acesso ao mercado tendo em consideração os requisitos de conformidade." Desde setembro de 2021, a TÜV Rheinland é um "Approved Body", entre outros, de acordo com a diretiva "Supply of Machinery (Safety) Regulations 2008", o que lhe permite realizar a certificação UKCA conforme o Anexo IV da diretiva Máquinas e, desse modo, apoiar a entrada no mercado britânico.