Conteúdo

14.04.2023

Máquina para a embalagem de doces

A Wolf Verpackungsmaschinen GmbH apresenta o modelo VPC-H 250, equipado pela primeira vez com a mais recente tecnologia de segurança da Schmersal 

Wuppertal, 14 de março de 2023. O Grupo Schmersal e a Wolf Verpackungsmaschinen GmbH apresentam pela primeira vez na Hannover Messe 2023, no pavilhão 09, stand D09, uma inovadora máquina de embalar para a indústria alimentar: A máquina de enchimento e selagem VPC-H 250 foi especialmente desenvolvida para a embalagem de produtos de confeitaria e está equipada com a mais recente tecnologia de segurança da Schmersal. 

Sensível ao produto e eficiente: Máquina de enchimento e selagem da Wolf
Com a máquina de enchimento e selagem é possível embalar produtos de confeitaria, cereais, snacks, produtos congelados e palitos em sacos feitos de película termoplástica e película composta, com larguras de 50 mm a 250 mm. Um ponto particularmente forte da VPC-H 250 é o seu desempenho: A sua baixa altura de queda do produto permite velocidades de até 200 sacos/min.
Podem ser instalados até 100 programas para o controlo PLC da máquina. Todos os parâmetros de produção necessários podem ser regulados por meio de um painel tátil a cores. A máquina executa as etapas individuais do processo, desde a alimentação do material de embalagem, passando pela formação das bolsas e a selagem até ao enchimento, de uma forma que não prejudica o produto e com elevada precisão.  Um sistema de controlo por fotocélulas garante o posicionamento exato dos materiais de embalagem. Outra vantagem é o manuseamento cómodo da máquina, que permite, por exemplo, mudanças de formato simples e rápidas.

Inovadora e higiénica: Tecnologia de segurança da Schmersal
Na compacta máquina VPC-H 250, que requer apenas uma pequena área de ocupação, foi instalado o interruptor de segurança AZM30. Os interruptores de segurança são utilizados para o controlo da posição das portas de segurança e impedem a sua abertura até deixar de existir a possibilidade de um funcionamento perigoso da máquina. Também no caso da VPC-H 250, as portas de segurança garantem a segurança dos operadores. 
O interruptor de segurança RFID AZM300 é utilizado em particular na indústria alimentar e de embalagem graças ao seu design que garante a higiene e a proteção IP69. Entre as características do AZM300, conta-se o princípio de eficácia patenteado, com eixo de rotação e torniquete. Oferece a vantagem de a porta de proteção, enquanto é fechada, se manter bloqueada quase sem folga. O sensor RFID permite um elevado nível de proteção no que diz respeito à manipulação, de acordo com a norma ISO 14119.

Na interface homem-máquina, são utilizados os botões de paragem de emergência e os botões iluminados da nova série H da Schmersal. Com a série H, a Schmersal apresenta uma gama completa de dispositivos de controlo e sinalização para aplicações que requerem um elevado nível de higiene, sobretudo no setor alimentar. A nova gama H está em conformidade com o princípio de construção “Hygienic Design”, bem como com os requisitos da norma EN 1672-2 recentemente revista e com o regulamento 10/2011/UE. No total, encontram-se à disposição 147 diferentes dispositivos, entre os quais 26 botões de pressão tipo cogumelo, 24 seletores e quatro potenciómetros rotativos.

As avaliações dos sinais provenientes dos interruptores de segurança e dos dispositivos de paragem de emergência são executadas pelos módulos de relé de segurança SRB-E-204-PE e SRB-E-322ST da Schmersal, multifuncionais e fáceis de configurar e que, graças ao seu reduzido design, podem ser facilmente instalados no armário de controlo extraível da VPC-H 250. 

Visite a Schmersal entre 17 e 21 de abril de 2023 na Feira de Hannover: Pavilhão 09, stand D09 

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa