Conteúdo

12.05.2022

Monitorização de estado para sistemas transportadores

O Grupo Schmersal apresenta na SOLIDS 2022 sistemas inovadores para a monitorização segura e eficiente de sistemas transportadores de produtos a granel

Wuppertal, 12 de maio de 2022. Através de um sistema transportador de demonstração, o Grupo Schmersal apresenta na SOLIDS 2022 vários sistemas inovadores que permitem configurar sistemas de transporte de produtos a granel com segurança e eficiência. A Schmersal mostra soluções, em particular, para a Condition Monitoring (monitorização de estado): A recolha e a avaliação dos dados de processo e de diagnóstico dos componentes utilizados possibilitam uma manutenção preditiva, aumentam a disponibilidade e garantem a operação segura do sistema transportador.
No Pavilhão 5, Stand K 22, é apresentado pela primeira vez o HX270, um novo sistema de monitorização para correias transportadoras da ROXON, parceiro de sistema da Schmersal.  

Sistemas de proteção de máquinas e pessoas
Os sistemas Schmersal encarregam-se da segurança das pessoas e da proteção dos processos –
e, de certo modo, apenas com um dispositivo. A série HDS, de construção modular, oferece diferentes funções numa plataforma de dispositivos: uma Paragem de Emergência, na forma de interruptor de paragem de emergência de acionamento por cabo, e a monitorização de desalinhamento da esteira, que é um elemento importante para a proteção de processos em sistemas transportadores. Os interruptores da série HDS podem ser ligados opcionalmente ao bus de instalação Dupline, permitindo que os interruptores sejam ligados em série com facilidade e os dados de diagnóstico transmitidos em melhores condições. Através da transmissão de informações de estado, é possível identificar anomalias e corrigir avarias mais rapidamente. Dessa forma, reduzem-se os tempos de inatividade e paragem. Para a transmissão sem fios de informações de estado a grandes distâncias, a Schmersal já se encontra a realizar testes com o protótipo de um interruptor HDS com elemento de rádio integrado.

Sistemas de proteção de instalações e investimentos
Os sistemas de monitorização de correias transportadoras proporcionam uma elevada disponibilidade da instalação. Adicionalmente aos componentes e sistemas próprios para segurança de máquinas, a Schmersal pode agora também oferecer um sistema de monitorização online automatizado para sistemas transportadores existentes ou novos através do seu parceiro de sistema ROXON: O HX270 proporciona uma leitura ótica 3D da superfície do tapete em tempo real, tanto no lado do material, como no lado de acionamento da correia transportadora. Graças à leitura de precisão de alta velocidade com inovadores algoritmos de análise de imagem 3D, é possível detetar alterações e danos de qualquer tipo na superfície do tapete de forma totalmente automática e permanente. Com a medição de espessuras de tapete opcional, o sistema oferece uma solução completa de Condition Monitoring que possibilita uma gestão inteligente da manutenção e conservação.  Assim, tanto os custos de processo, como os custos de paragem da produção podem ser significativamente reduzidos.

Sistemas de monitorização de materiais e qualidade
Com base numa análise PGNAA, a composição elementar de produtos a granel pode ser determinada online e em tempo real na correia transportadora. Este método de medição ajuda as indústrias de carvão, cimento, mineração e aço a melhorar a sustentabilidade dos seus processos e da garantia de qualidade global.

Visite a Schmersal entre 22 e 23 de junho de 2022 na SOLIDS 2022 em Dortmund / Alemanha: Pavilhão 5, stand K 22

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa