Conteúdo

31.03.2023

Nova câmara ToF para a tecnologia de automação

A Schmersal apresenta a tecnologia Time-of-Flight pela primeira vez na Feira de Hannover 2023

Wuppertal, 31 de Março de 2023.  Durante a Feira de Hannover 2023, o Grupo Schmersal apresenta no Pavilhão 09, stand D09 pela primeira vez uma câmara 3D para a recolha automatizada de dados de processo digitais em tempo real. A AM-T100 é uma câmara Time-of-flight (câmara ToF) que produz imagens de profundidade 3D com precisão milimétrica graças a um sensor Sony DepthSense™. A câmara utiliza a tecnologia ToF, ou seja, a medição do tempo de voo dos impulsos luminosos enviados na gama de infravermelhos (850 Nm) que são refletidos nos objetos a detetar. Desta maneira, cria-se a grande velocidade uma imagem 3D milimetricamente precisa da cena que se apresenta como nuvem de pontos.

A elevada velocidade de fotogramas de até 60 fps permite uma utilização eficiente em processos de produção industrial, bem como na logística e robótica. Na logística e na tecnologia de embalamento, a câmara pode ser utilizada, p. ex., em aplicações de gestão de embalagens, enchimento de caixas de cartão, empilhamento, medição de volumes ou rotulagem, para aumentar a eficiência e a precisão dos processos.
Mas a câmara também pode "espreitar" o interior de recipientes ou de contentores de artigos volumosos e detetar o seu nível de enchimento. Também é possível determinar o volume de materiais a granel e monitorizar, p. ex., as superfícies de preparação nas áreas de produção, montagem, armazenamento e colocação em funcionamento numa perspetiva superior. Outras tarefas consistem na determinação de dimensões e da qualidade de superfícies. Através de uma potente iluminação IR e de uma resolução de imagem de 640 x 480 pixels, a AM-T100 dispõe de um campo de visão de 67° x 51° com um alcance de até 6 metros.
Os dados de imagem são disponibilizados através da interface de dados padronizada GenICam e podem ser tratados com um software de processamento de imagem comum. Para isso, uma interface Ethernet proporciona uma transmissão de dados rápida e completa e, em caso de necessidade, também a alimentação de energia de 24 V (Power over Ethernet).

Software de configuração pré-instalado 
A AM-T100 tem pré-instalado o software de configuração CONSAM-T. Com a ajuda deste software, é possível configurar a câmara de modo que monitorize zonas 3D complexas e definidas individualmente. Ao detetar um objeto dentro dessas zonas, as saídas digitais são ativadas. Além disso, através de entradas digitais, pode-se alternar entre diferentes zonas 3D. Um SDK (Software Development Kit) integrado presta apoio a desenvolvedores de software e integradores de sistemas na configuração da câmara e na criação de aplicações de software.

Visite a Schmersal entre 17 e 21 de abril de 2023 na Feira de Hannover: Pavilhão 09, stand D09 
 

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa