Conteúdo

08.11.2022

Nova série de dispositivos de comando para máquinas de processamento alimentar 

No foco do desenvolvimento: higiene, ergonomia e segurança

Wuppertal / Nuremberga, 8 de novembro de 2022.  Com a série H, a Schmersal apresenta na SPS em Nuremberga um programa completo de dispositivos de comando e sinalização para campos de aplicação exigentes em termos de higiene, em particular, para o processamento alimentar. 

Entre as propriedades características dos dispositivos de comando e sinalização deste programa contam-se transições contínuas de elementos de vedação e superfícies, bem como a ausência de peças salientes. Os elementos de comando são fáceis de limpar e estão tão bem vedados, que suportam a limpeza regular com aparelhos de limpeza a alta pressão ou com detergentes agressivos. 

A nova série cumpre os requisitos da norma DIN EN ISO 14159 ("Segurança de máquinas – Requisitos de higiene para a conceção de máquinas"), bem como a versão revista da norma EN 1672-2 ("Máquinas para processamento de produtos alimentares – Conceitos básicos"). Esta norma estabelece especificações muito precisas para o design adequado a aplicações higiénicas de todos os elementos de comando na interface homem-máquina (HMI) de máquinas de processamento alimentar. Também foi tido em consideração outro novo regulamento que formula os requisitos colocados à seleção de materiais para este campo de aplicação (Regulamento 10/2011/UE). 

A nova série H vem substituir a série N, que tem sido utilizada a nível munidlal na HMI de máquinas de processamento alimentar. O novo programa de dispositivos de comando inclui diferentes tipos de comutadores, como botões de pressão, indicadores luminosos, seletores, interruptores gerais e dispositivos de paragem de emergência. 

Além de cumprir os requisitos das normas e do princípio de construção "Hygienic Design", o novo programa H tem uma composição totalmente modular. Graças às possibilidades de combinação dos suportes de contactos Snap-On e contactos individuais – também segundo o princípio multimodal – este conceito permite, em primeiro lugar, uma montagem muito fácil e rápida, caracteriza-se por uma elevada flexibilidade e, por último, oferece as condições para uma pré-cablagem. 

No total, encontram-se à disposição 147 diferentes dispositivos, entre os quais 26 botões de pressão tipo cogumelo, 24 seletores com duas ou três posições e quatro potenciómetros rotativos. O construtor de uma máquina de processamento alimentar pode, portanto, selecionar livremente o tipo de elementos de comando da série H que pretende para a conceção da HMI. Com a sua variedade de diferentes comutadores adequados para aplicações higiénicas, a série H é única no mercado. Além disso – o que também é novo – o construtor pode encomendar os dispositivos de comando e sinalização com marcação a laser customizada, p. ex., como variante OEM com logótipo.

Visite a Schmersal de 8 a 10 de novembro 2022 na SPS - Smart Production Solutions – no pavilhão 9, stand 460.
 

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa