20.02.2023

Novas barreiras fotoelétricas de segurança compactas para a indústria alimentar

Série SLB440 agora em versão para aplicações higiénicas e com classe de proteção IP69

Wuppertal, 20 fevereiro de 2023.  A Schmersal desenvolveu uma nova série de barreiras fotoelétricas de segurança que é especialmente apropriada para campos de aplicação na indústria alimentar e de embalagens sensíveis em termos de higiene como, por exemplo, a transformação de leite e de carne. Com 62 mm de diâmetro e 115 mm de altura, as barreiras fotoelétricas de feixe único da série SLB são extremamente compactas. Por isso, são a opção ideal para a utilização em máquinas de termoformagem de embalagens de produtos alimentares, em equipamentos de corte ou noutras máquinas com espaços de montagem reduzidos.

Barreiras fotoelétricas SLB440 com classe de proteção IP69
As barreiras fotoelétricas SLB440 são construídas tendo como modelo as cortinas de luz e células de deteção de segurança SLC/SLG 440 IP69, que há anos dão boas provas na indústria alimentar e de embalagens. As novas barreiras fotoelétricas de feixe único estão também à altura das fortes exigências colocadas pelas operações de limpeza habituais nestes setores.
Graças a uma conceção de detalhes bem pensada, a série SLB440 atinge a classe de proteção IP 69 (proteção contra a penetração de água durante a limpeza a alta pressão ou a jato de vapor). Para isso contribuem as vedações externas e internas deste dispositivo de proteção sem contacto (BWS), que atendem a requisitos muito altos e suportam a limpeza frequente com soluções alcalinas, espuma, vapor superaquecido ou alta pressão.

Capas de fecho de aço inoxidável – tubos de proteção de PC
A nova série BWS também foi projetada de acordo com os princípios do "Hygienic Design" (Design Higiénico) As capas de fecho da SLB440 são feitas de aço inoxidável (V4A), bem como a entrada dos cabos, a membrana de compensação de pressão e as peças de fixação. Os tubos de proteção transparentes são feitos de policarbonato (PC), que não só possui uma elevada resistência a agentes de limpeza, como também suporta fortes cargas mecânicas. Se, por exemplo, na produção de alimentos, durante a limpeza a alta pressão, ocorrer um impacto acidental das lanças de limpeza na estrutura da SLB440 IP69, a função de segurança e proteção mantém-se, graças aos robustos tubos de proteção. Dessa forma, o material assegura uma segurança de processo mais elevada, bem como uma vida útil prolongada das barreiras fotoelétricas de segurança. A resistência do material destes componentes também foi confirmada pelo laboratório de ensaio independente Ecolab.

Avaliação integrada
A série BWS dispõe de uma avaliação integrada com duas saídas de segurança que estão ligadas diretamente ao comando de nível superior. Entre as demais características da série BWS contam-se a ajuda à configuração integrada e a possibilidade de ligação fácil com um conector M12 (de 4 ou 5 pinos). A barreira fotoelétrica SLB440 alcança o nível de desempenho PLe, tipo 4.

Visite a Schmersal entre 17 e 21 de abril de 2023 na Feira de Hannover: Pavilhão 09, stand D09