13.11.2018

Novas células óticas de deteção de segurança para a indústria alimentar

Série SLC/ SLG 440 IP69K: Formato higiénico e extremamente robusto

Wuppertal, 13 de Novembro de 2018. O Grupo Schmersal desenvolveu uma nova série de cortinas óticas e barreiras fotoelétricas de segurança, que são especialmente adequadas para o uso em áreas sensíveis à higiene, como a indústria alimentar, a indústria farmacêutica ou o processamento de carne e leite.
A nova série SLC/ SLG 440 IP69K é resistente às operações diárias de limpeza, que são habituais nestas áreas. Devido ao seu sofisticado desenho construtivo, esta série atinge a classe de proteção IP 69K (proteção contra  a entrada de água durante a limpeza a alta pressão ou a jato de vapor). Para isso, as vedações deste dispositivo de proteção sem contacto (BWS) atendem a requisitos muito altos e suportam a limpeza frequente com água, soluções alcalinas, espuma, vapor superaquecido ou alta pressão. A nova série BWS foi projetada também de acordo com os princípios do "Hygienic Design" (Design Higiénico). As capas de fecho do SLC/SLG 440 IP69K são fabricadas em aço inoxidável (V4A), bem como a entrada dos cabos e os elementos de fixação. Os tubos de proteção transparente são de policarbonato (PC), que não possui apenas uma elevada resistência a agentes de limpeza, mas suporta também fortes cargas mecânicas. Se, por exemplo, na produção de alimentos durante a limpeza a alta pressão, ocorrer um impacto acidental das pontas dos pulverizadores de limpeza na estrutura do SLC/SLG 440 IP69K ou mesmo uma colisão com um elemento de transporte, a função de segurança e proteção mantem-se, graças aos robustos tubos de proteção.    Com isso, o material garante uma maior disponibilidade e uma vida útil longa das cortinas óticas e das células de deteção de segurança, e permite, além disso, um design compacto dos sensores de segurança encapsulados. O diâmetro do tubo de proteção é de apenas 50 mm. A resistência do material destes componentes também foi confirmada pelo laboratório de ensaios independente Ecolab.
Outras características desta série BWS incluem funções adicionais, como p.ex., uma função de duplo rearme, controle de contactores (EDM) e a função blanking integrada, que permite a introdução de peças móveis através do campo de proteção sem acionar o sinal de paragem. Outra função prática é a indicação de sujidade. Se o sinal de receção do sensor se tornar fraco, é emitida uma mensagem de aviso ótica. O utilizador pode, então, intervir antes que as paragens não planeadas do sistema ocorram.   Vídeo: as vantagens da série SLC / SLG 440 IP69K em resumo - Link Visite a Schmersal entre 27 e 29/11/2018 na feira SPS IPC Drives em Nuremberga: Pavilhão 9, stand 460