Conteúdo

30.11.2021

Novos módulos para uma avaliação de sinais eficiente e segura

Economizadores de espaço: Módulo de segurança a relé SRB-E-302ST e expansão de saídas SRB-E-402EM

Wuppertal, 30 de novembro de 2021. A Schmersal lança dois novos módulos de segurança: o modulo de relé de segurança SRB-E-302ST e a expansão de saídas SRB-E-402EM são soluções eficientes e que poupam espaço para a avaliação segura de sinais.

Uma unidade de avaliação para dois sensores de segurança: É esta a característica mais marcante do módulo de segurança a relé SRB-E-302ST, com o qual a Schmersal substituirá vários módulos da série AES mais antiga. Com ele, é possível monitorizar todos os interruptores de segurança comuns eletromecânicos e eletrónicos, bem como sensores de segurança e dispositivos de proteção optoeletrónicos (AOPDs). Dependendo da aplicação, o módulo comuta com os contactos de relé seguros ou, então, com uma saída segura de semicondutor segura. Dessa forma, podem realizar-se aplicações até à categoria 4/PL e (EN ISO 13849-1), bem como SIL 3 (IEC 61508). 

Isso permite ao engenheiro eletrotécnico economizar espaço no armário de distribuição e custos – ao mesmo tempo que aproveita duplamente a funcionalidade integral de um módulo de segurança moderno. A ativação pode realizar-se por um ou dois canais e estão integradas funções como paragem 0, arranque automático e reset com monitorização dos flancos, sendo possível selecionar 24 aplicações pré-configuradas por meio de um interruptor rotativo. Com um segundo interruptor rotativo, o utilizador seleciona a função de arranque.

Igualmente nova é a expansão de saídas SRB-E-402EM que, tal como o SRB-E-302ST, está alojada num invólucro moderno e compacto da série SRB-E. Com ela, o projetista pode multiplicar e amplificar contactos de relés e saídas de semicondutores seguros. Para isso, tem à disposição quatro contactos de segurança, dois contactos de sinal e contactos de realimentação. O novo módulo de segurança pode ser empregue como módulo de expansão para todos os módulos de segurança e autómatos de segurança que disponham de monitorização do circuito de realimentação. Em comparação com a série antecessora, destaca-se, entre outras coisas, pela sua estrutura mais compacta e uma faixa de temperatura superior (-25 °C a +60 °C). 
 

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa