Conteúdo

24.04.2020

O Grupo Schmersal adquire uma participação na Start-up aconno

O objetivo é expandir os esforços de desenvolvimento na área da comunicação sem fios para dispositivos de comutação de segurança

Wuppertal, 24 de abril de 2020 O Grupo Schmersal adquiriu uma participação de 26% na aconno GmbH. A jovem empresa Start-up, com um forte crescimento e com sede em Düsseldorf, desenvolve hardware específico para o cliente, soluções de Bluetooth e de sensores, bem como software para as áreas de digitalização, Internet das Coisas (IoT) e Indústria 4.0. A aconno GmbH oferece, em particular, chips Bluetooth e uma plataforma de desenvolvimento que lhe permite desenvolver e produzir em serie, de forma especialmente rápida e económica,  dispositivos inteligentes e objetos interligáveis em rede para as aplicações individuais dos seus clientes compatíveis com a Indústria 4.0. 
Com a participação na aconno GmbH, a Schmersal deseja intensificar os seus esforços de desenvolvimento na direção de soluções de comunicação sem fios para dispositivos de comutação de segurança. "Os especialistas criativos da aconno usarão os seus conhecimentos para nos ajudarem a tornar os nossos sensores e comutadores compatíveis com Bluetooth" explica Philip Schmersal, sócio-gerente. "Deste modo, os nossos dispositivos de comutação podem fornecer um grande número de dados de diagnóstico ainda mais facilmente no futuro e, consequentemente, contribuir para uma maior disponibilidade de máquinas".
As possíveis áreas de aplicação são, por exemplo, sistemas complexos na indústria de embalagens, nos quais um grande número de componentes de segurança está instalado. Com a ajuda do Bluetooth, as mensagens de erro de sensores de segurança individuais ou de bloqueios de segurança podem ser detetadas mais rapidamente. Além disso, com as soluções Bluetooth, dados não seguros, como ciclos de comutação, temperatura excessiva, humidade, etc., podem ser transferidos com mais facilidade e utilizados para conceitos de manutenção preventiva. Outras áreas de aplicação possíveis são os extensos sistemas de transportadores na indústria pesada, nos quais uma comunicação Bluetooth sem fios através de distâncias de vários quilómetros permite uma resolução rápida e eficiente de problemas com interruptores de segurança de sinalização, bem como uma transmissão mais fácil de informações de estado e de diagnóstico. 
"Esperamos que, com a participação na aconno, possamos explorar um potencial de desenvolvimento considerável e fortalecer significativamente nossa a força inovadora", enfatiza Philip Schmersal. "Ficamos felizes por termos conseguido conquistar uma empresa de médio porte com o desejo de ser parceira da Industrie 4.0. Isso mostra-nos que estamos no caminho certo com as nossas tecnologias inovadoras", afirma Thomas Hollwedel, cofundador da aconno. "Criaremos sinergias significativas através de uma estreita cooperação e desenvolvimento conjunto de produtos". 

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa