20.10.2021

Pela primeira vez, a Schmersal produz uma máscara de proteção respiratória de acordo com a norma FFP2

Equipamento de proteção reutilizável para prevenção de infeções e segurança no trabalho

Wuppertal, 20 Outubro de 2021. O Grupo Schmersal desenvolveu uma semi-máscara com filtração de partículas sem válvula de expiração. A máscara de proteção respiratória reutilizável SPM100 satisfaz os requisitos da EN 149:2001+A1:2009 FFP2 e já se encontra disponível. Protege os profissionais de saúde e empregados fiavelmente contra aerossóis sólidos e líquidos também noutros locais de trabalho – por exemplo, num ambiente de trabalho com exposição ao pó.

O corpo da máscara SPM100 (Schmersal Protecting Mask) é composto por polipropileno (PP) biocompatível apropriado para aplicações médicas e é reutilizável. A máscara é vedada através de um perfil de silicone que pode ser removido facilmente para a desinfeção regular e, em seguida, novamente colocado na máscara sem dificuldade. As tampas de filtro são fáceis de desmontar, o que permite realizar facilmente a troca de filtros. Todas as partes reutilizáveis da máscara são produzidas em materiais resistentes que possibilitam a limpeza e desinfeção.

A máscara de proteção respiratória SPM100 é utilizada com um elemento filtrante FFP2, EPI da categoria III, para impedir a inspiração ou transmissão de partículas, gotículas e aerossóis. Este dispositivo de filtração filtra determinadas partículas do ar inspirado pelo portador dentro dos valores-limite indicados para o filtro aplicado.

A SPM100 é uma máscara de proteção respiratória sem válvula de expiração. As máscaras de proteção respiratória sem válvula de expiração protegem o portador e, além disso, impedem que o utilizador das mesmas contamine a sua envolvente com gotículas expiradas.  Para mais, a máscara é feita de componentes compatíveis com a pele e oferece um elevado conforto.

"Para o desenvolvimento da máscara de proteção respiratória SPM100, beneficiámos da nossa experiência de longa data nos domínios da tecnologia de segurança e proteção no trabalho. Garantimos que as pessoas, também nestes tempos difíceis da pandemia de coronavírus, trabalham em segurança e permanecem saudáveis", afirma Matthias Banaszek, gestor de projetos de desenvolvimento estratégico da organização.

Outros produtos e serviços para prevenção de infeções
Paralelamente à máscara de proteção respiratória SPM100, o Grupo Schmersal oferece outros produtos e serviços que protegem os empregados contra o coronavírus no seu ambiente de trabalho. Entre eles, conta-se o "Schmersal Access Control" (SAC-IO-20), que possibilita a organização digital de uma gestão de acessos com um número de visitantes limitado no comércio de retalho. Trata-se de um sistema de semáforo intuitivo com um dispositivo de contagem integrado que conta automaticamente o número de visitantes que entram numa loja ou noutra instalação.
Além disso, a tec.nicum, que é a unidade de prestações de serviços da Schmersal, oferece às empresas de todos os ramos a execução e documentação de uma "Avaliação de riscos para prevenção de infeções" que, nos termos da lei alemã de segurança no trabalho, é obrigatória para todos os empregadores, independentemente da pandemia aguda de coronavírus.