Conteúdo

15.09.2022

Soluções de monitorização de estado para sistemas transportadores de produtos a granel

A Schmersal e a ROXON apresentarão na Bauma 2022, pela primeira vez, um novo sistema de monitorização online para correias transportadoras

Wuppertal, 15 de setembro de 2022. Para os operadores de sistemas transportadores, a par da proteção pessoal, a proteção do processo reveste-se de uma enorme importância. Na Bauma 2022, o Grupo Schmersal irá expor soluções para a monitorização d estado, bem como para uma operação segura e eficiente de sistemas transportadores. No Pavilhão C2, Stand C2.311 é apresentado pela primeira vez o HX170, um novo sistema de monitorização online para correias transportadoras da ROXON, parceiro de sistemas da Schmersal. 

Graças ao HX170, as correias transportadoras podem ser monitorizadas continuamente, pelo que danos como fissuras, furos ou danos das arestas são detetados e eliminados pelas equipas de manutenção precocemente, evitando danos maiores. A vantagem: a disponibilidade dos sistemas aumenta consideravelmente. Em particular nos sistemas transportadores críticos para a produção a jusante, a monitorização do estado é decisiva para manter o nível de produção e o desempenho.

O HX170 baseia-se na varredura ótica 3D da superfície das correias em tempo real, que deteta todos os tipos de danos possíveis. Inovador e compacto, este sistema foi especialmente projetado para correias transportadoras curtas de elevado desgaste. Juntamente com a medição da espessura da correia integrada, o sistema proporciona uma manutenção mais eficiente e uma vida útil prolongada. 

Interruptor de desalinhamento da correia transportadora para a proteção do processo
Também os interruptores de desalinhamento da correia transportadora se destinam à proteção do processo. Monitorizam a retilinearidade do curso dos sistemas transportadores. No caso de um carregamento irregular podem surgir desvios da posição que, em casos extremos, podem provocar danos e excesso de material. Para o evitar, em caso de desvios de posição da correia transportadora, os interruptores de desalinhamento produzem um sinal escalonado. Enquanto o sinal de pré-aviso é utilizado para a correção do tapete, o sinal de paragem provoca a desativação do sistema transportador.  

Na série de construção modular HDS da Schmersal, tanto a função de desalinhamento da correia, como a função de PARAGEM DE EMERGÊNCIA na sua versão como interruptor de emergência de tração de cabo estão integradas numa plataforma de hardware. Dessa maneira, a série HDS é especialmente flexível e pode ser utilizada nas mais diversas aplicações. Os interruptores da série HDS podem ser ligados opcionalmente ao bus de instalação Dupline, permitindo que os interruptores sejam ligados em série e os dados de diagnóstico transmitidos com facilidade. Através da transmissão de informações de estado, é possível identificar anomalias e corrigir avarias mais rapidamente. Dessa forma, reduzem-se os tempos de inatividade e paragem.

Visite a Schmersal de 24 a 30 de outubro de 2022 na Bauma em Munique no Pavilhão C2, Stand C2.311

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa