Conteúdo

11.10.2022

Soluções de sistemas para a segurança de máquinas

A Schmersal apresenta conceitos de segurança específicos para cada aplicação na SPS 2022

Wuppertal, 11 de outubro de 2022.  Quer se trate de soluções de segurança para máquinas e instalações novas ou da modernização técnica de segurança de máquinas mais antigas, os conceitos de segurança devem ser flexíveis e eficientes, contribuindo para a produtividade. Além dos novos produtos, o Grupo Schmersal apresenta na SPS em Nuremberga soluções globais inteligentes para a segurança de máquinas que permitem adaptar-se otimamente às aplicações individuais e também cumprem os novos requisitos normativos. 
    
Novas lógicas de avaliação – por exemplo, para aerogeradores
A Schmersal apresenta na SPS novas variantes da sua série multifuncional de módulos de segurança a relé SRB-E. As séries de produto SRB-E – bem como o controlador compacto de segurança PROTECT SELECT – conjugam um elevado nível de segurança com uma fácil utilização e alta flexibilidade. Dessa forma, são adequadas para elevadores em aerogeradores, aos quais se colocam novos requisitos de segurança na sequência das alterações à norma EN 81-44. Uma novidade importante é que, de acordo com a EN ISO 13849-1, as partes do comando relacionadas com a segurança devem agora corresponder à especificação PL 'd'. Este nível de segurança alcança-se facilmente com as séries de produto SRB-E e PROTECT SELECT. A combinação com interruptores de posição e outros componentes de segurança da Schmersal permite realizar funções como a monitorização de portas de elevadores em aerogeradores, a proteção contra sobrecarga, a monitorização da direção e o limitador de curso.

A Safety Fieldbox reduz o trabalho de instalação
A Schmersal apresenta pela primeira vez na SPS também uma versão de aparelho aperfeiçoada da sua Safety Fieldbox. A Safety Fieldbox permite ligar os mais diversos comutadores de segurança de forma não centralizada em campo e associá-los livremente, quer sejam bloqueios de segurança, sensores de segurança ou barreiras óticas de segurança. A possibilidade de ligar até quatro painéis de comando com dispositivos de PARAGEM DE EMERGÊNCIA e até três aparelhos de comando e de sinalização não seguros em cada painel é uma característica única. Para o utilizador, isso significa uma simplificação da cablagem, a minimização do trabalho de instalação e a possibilidade de funções de diagnóstico extensivas.

Combinação perfeita para a modernização
A Schmersal mostra na SPS os seus bloqueios inovadores, como o AZM161 ou o AZM300, e também painéis de comando, como o BDF200, além de novas versões de lógicas de avaliação, como o módulo de segurança a relé SRB-E-402FWS. Combinando estes componentes, obtém-se a solução perfeita, 'out of the box', para máquinas antigas, por exemplo, para a proteção contra movimentos por inércia perigosos em tornos mecânicos. O módulo de segurança a relé SRB-E-402FWS reúne as funções de monitorização de tempo de dois canais e de monitorização de porta de proteção segura de dois canais num só aparelho. A monitorização de porta de proteção é realizada por um bloqueio de segurança, como o bloqueio de segurança eletromecânico AZM161 ou o bloqueio eletrónico AZM300 com um sensor RFID compatível com tecnologia de segurança. Como unidade de comando e terceiro componente da solução global de modernização, utiliza-se um aparelho de comando do tipo BDF200. Graças ao seu design fino, pode ser montado diretamente na porta de proteção.

Visite a Schmersal de 8 a 10 de novembro 2022 na SPS - Smart Production Solutions – no pavilhão 9, stand 460.
 

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa