13.02.2023

Soluções inovadoras para a segurança de máquinas – vantagens para a produtividade

A Schmersal na Feira de Hannover 2023: novos desenvolvimentos para segurança e automação

Wuppertal, 13 fevereiro de 2023.  O Grupo Schmersal expõe novamente as suas mais recentes inovações pela primeira vez na Feira de Hannover. No Pavilhão 09, stand D09, este ano, a empresa dirige o foco das atenções para soluções de automatização e segurança destinadas à intralogística e a máquinas de transformação de alimentos e embalagens.

O aumento do volume do comércio online é um impulsionador determinante para os desenvolvimentos na intralogística, que requerem uma crescente automatização dos processos, bem como uma engenharia industrial eficiente e segura. Com base num modelo que representa as diferentes etapas e tecnologias do processo – como a tecnologia de enchimento, transporte e paletização, além da robótica – a Schmersal exibe componentes e sistemas que não só contribuem para a segurança laboral, como também cumprem os elevados requisitos da intralogística no que respeita à segurança à prova de falhas e à produtividade do equipamento.

Bloqueios de segurança inteligentes
No stand da Schmersal, um robô que executa tarefas de paletização é protegido com bloqueios de segurança que mantêm as portas de proteção travadas pelo tempo necessário até que o movimento perigoso cesse. Componentes de segurança inteligentes – como o bloqueio de segurança AZM201 com interface AS-i SaW (interface AS Safety at Work) – possibilitam a redução dos tempos de paralisação com as suas abrangentes funções de diagnóstico

Novo método Time-of-Flight
A Schmersal demonstra uma tecnologia completamente nova pela primeira vez na Feira de Hannover: A posição e a altura de empilhamento das caixas paletizadas pelo robô é monitorizada por uma câmara ToF. Através do método Time-of-Flight, é possível criar uma imagem 3D da cena que se apresenta como nuvem de pontos. Com a sua ajuda, é possível determinar posições e dimensões de objetos. Este software, que permite definir e monitorizar zonas tridimensionais no espaço, abre inúmeras soluções de automatização na logística e na fabricação em série.
As câmaras ToF possibilitam uma avaliação de dados eficiente em tempo real, por exemplo, em operações de medição como a monitorização de níveis de enchimento ou a determinação do volume de materiais a granel.

Nova caixa de sensores de faixas magnéticas
Praticamente todos os setores de atividade recorrem a transportadores superiores elétricos para movimentar peças de trabalho, ferramentas ou outras peças fornecidas. Para esta aplicação, a Schmersal apresenta na Feira de Hannover uma nova solução: A caixa de sensores SSB-R permite definir secções do percurso para a regulação de velocidade dos transportadores superiores elétricos de forma económica e sem manutenção. Além disso, é possível aproximar a posições de estacionamento com precisão.

Novos dispositivos de comando e sinalização para aplicações higiénicas
Mais uma novidade: Com a série H, a Schmersal apresenta na Feira de Hannover um programa completo de novos dispositivos de comando e sinalização para campos de aplicação exigentes em termos de higiene, em particular, para o processamento alimentar.