Conteúdo

04.07.2024

Um AZM40 para todas as situações

Não podia ser mais flexível: o dispositivo de bloqueio por solenoide dispõe agora de novas funções

Wuppertal, 4 de julho de 2024  Com novos acessórios e novas características, o AZM40, que é o dispositivo eletrónico de bloqueio por solenoide mais pequeno do mundo, oferece agora possibilidades de aplicação ainda mais versáteis. Medindo 119,5 x 40 x 20 mm, é especialmente apropriado para portas de proteção ou tampas de manutenção pequenas e espaços de instalação confinados. Não obstante a forma compacta, o AZM40 alcança uma força de bloqueio notável de 2.000 N.

Com o novo dispositivo de bloqueio, o AZM40 também pode ser aplicado em máquinas e instalações maiores nas quais se pode transitar. Ao entrar na zona de perigo, os técnicos de serviço podem colocar um cadeado no dispositivo de bloqueio. Dessa maneira, a porta do dispositivo de proteção não pode fechar-se e impede-se um arranque involuntário da máquina.

Além disso, as novas variantes do bloqueio de segurança AZM40 podem ser ampliadas com um destravamento de fuga ou um desbloqueio de emergência. Neste caso, estão disponíveis duas versões diferentes: com alavanca ou botão de pressão. A alavanca está disponível como destravamento de fuga e como desbloqueio de emergência e pode ser montada diretamente no AZM40. Também o botão de pressão existe como destravamento de fuga ou como desbloqueio de emergência. Graças à sua semelhança com um botão de PARAGEM DE EMERGÊNCIA, é operado intuitivamente. O destravamento de fuga garante que pessoas eventualmente retidas possam libertar-se autonomamente da área da máquina. O desbloqueio de emergência permite que, em caso de emergência, a zona de perigo numa máquina possa ser rapidamente acedida, por exemplo, se deflagrar um incêndio.

Entre os novos "valores internos" do AZM, contam-se a expansão para o alto grau de proteção IP69 e a ampliação do intervalo de temperaturas entre -20 °C e +55 °C, que abrem novas possibilidades de utilização.
Outro aspeto positivo é a vida útil prolongada, agora com 500.000 ciclos de comutação (ciclos de atuador) ou 1.000.000 de ciclos de comutação (ciclos de bloqueio).

Sustentável é também o princípio de eficácia biestável do AZM40, que oferece a vantagem de um permanente baixo consumo de energia. Em comparação com os bloqueios monoestáveis, é possível economizar, assim, mais de 50% do consumo de energia. Outro benefício é a elevada segurança: inclusivamente em caso de falha de energia, a porta de segurança continua fechada firmemente, na eventualidade de movimentos por inércia que possam causar perigo.
Graças à flexibilidade de ângulo do atuador de 180°, este pode ser deslocado continuamente para o AZM40, sendo assim possível também usar o bloqueio em tampas que não fecham num ângulo de 90° ou em tampas que são abertas para cima num ângulo de 45°. Assim, a flexibilidade do ângulo contribui para que o bloqueio possa ser instalado facilmente em espaços de difícil acesso. 

O AZM40 pode ser montado com facilidade em perfis padrão de 40 mm sem projeção. Em sistemas de perfis com larguras diferentes (20 mm, 30 mm, 45 mm, 50 mm e 60 mm), pode-se utilizar um kit composto por duas placas de montagem universais para o AZM40 e o atuador. Consegue-se, deste modo, uma montagem rápida e a custo conveniente para as mais variadas larguras de sistemas de perfis.

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa