20.03.2019

Uma plataforma de interruptores e múltiplas aplicações

HDS: Novo interruptor robusto para a indústria pesada com certificações à escala global

Wuppertal, 20 de Março de 2019. Na Bauma 2019 em Munique, feira da indústria especializada na construção de máquinas, o Grupo Schmersal apresentará a sua nova série de dispositivos de comutação HDS para a indústria pesada. Pela primeira vez, esta série modular combina funções diferentes numa só plataforma, tornando-a adequada para uma ampla variedade de aplicações. A base da nova plataforma é o conceito de uma estrutura fechada, que é composto por duas versões: Plástico (Duroplastic) e ferro fundido cinzento. A versão em plástico é resistente a meios agressivos e pode, por isso, ser usada especialmente em aplicações como na logística portuária ou em operações de carga e descarga, na indústria agrícola, que processa fertilizantes, minerais e fosfatos e também em muitas outras áreas de aplicação. A versão mais robusta de variante de ferro fundido cinzento é adequada, por exemplo, para o uso na exploração mineira, bem como na indústria de material a granel e de extração.
Existem também duas versões básicas relativamente à funcionalidade: paragem de emergência, concebida como um micro de paragem de emergência com cabo de controlo e monitorização de posição. O interruptor básico da monitorização de posição pode ser combinado de forma flexível com diferentes elementos de acionamento. Algumas áreas de aplicação típicas são, p.ex., a desconexão com paragem de emergência, a monitorização de desalinhamento da esteira no transporte de materiais a granel, a monitorização do fim de curso na indústria siderúrgica ou a monitorização de níveis de enchimento em silos de materiais.
Os tipos de proteção IP66 e IP67 criam os pré-requisitos para o uso dos dispositivos de comutação, mesmo sob condições ambientais extremas.
Todas as versões básicas podem ser opcionalmente conectadas ao bus de instalação Dupline ou ao AS-I-Safety-at-Work. Isto facilita uma integração em rede de forma rápida, assim como a sua conexão em série e a transmissão de dados de diagnóstico. Os terminais centrais de ligação com tecnologia CAGE e CLAMP reduzem os tempos de montagem.
Todos os dispositivos de comutação cumprem os requisitos de um interruptor de segurança. Além disso, a plataforma HDS possui amplas certificações internacionais: CE (Europa), UL (EUA), CCC (China), EAC (Rússia), Ex, IECEx (Proteção contra Explosão, internacional), bem com INMETRO (Brasil, América do Sul).
"Com a plataforma de comutação modular HDS, criámos um produto que os nossos clientes podem utilizar de forma flexível nas diversas aplicações. Além disso, graças às certificações internacionais, a plataforma HDS pode ser usada sem restrições em todo o mundo", explica Udo Sekin, Diretor do setor da indústria pesada no Grupo Schmersal. "Com isto, tornamos mais fácil aos fabricantes de máquinas a comercialização global dos seus produtos e instalações".

Visite a Schmersal, de 8 a 14 de Abril de 2019 na Bauma, em Munique: Pavilhão C2, Stand 305.