Conteúdo

08.03.2023

X170: 24/7- Monitorização Estado Transportadores

Na SOLIDS 2023, a Schmersal apresenta um sistema de monitorização online do estado de sistemas de correias transportadoras

Wuppertal, 9 de março de 2023. A Schmersal, por intermédio da sua parceira de sistemas ROXON, apresentará na SOLIDS 2023, no pavilhão 5, stand K 11, um sistema de monitorização online totalmente automatizado para sistemas de correias transportadoras: O HX170 baseia-se numa monitorização ótica do estado do perfil da superfície, através da qual são detetados todos os possíveis danos nas uniões, bem como fissuras longitudinais, fendas e buracos na superfície da correia.  Tendo o tambor de inversão como referência, o desgaste pode ser também determinado pela medição permanente da espessura do tapete. A monitorização permanente do estado da correia transportadora permite a adoção de medidas de manutenção preventiva numa fase precoce, de modo a evitar manutenções não programadas, tempos de paragem e paragens na produção. 

O HX170 pode ser facilmente instalado acima do tambor de inversão, tanto em correias transportadoras novas como em correias transportadoras já existentes, sem necessidade de quaisquer outras alterações na estrutura. A integração no sistema de automação local é simples, por meio de contactos de relé sem potencial. Além disso, em caso de alarmes, o utilizador tem acesso a informações detalhadas relativas aos danos através da interface de utilizador, sob a forma de uma imagem 3D da superfície da correia. 

O sistema HX170 adequa-se (independentemente do fabricante da correia) a todas as correias planas têxteis e correias reforçadas com fio de aço utilizadas, por exemplo, em minas a céu aberto, portos, cimenteiras e siderurgias ou centrais elétricas. O sistema adapta-se automaticamente a novas correias transportadoras e também às já utilizadas. Se forem detetados desgastes e danos, é possível aceder de forma totalmente automática às estações de reparação previamente definidas para uma verificação mais detalhada. 

“Quando ocorrem problemas nas correias transportadoras, muitas vezes já é tarde demais. Com o sistema de monitorização de estado HX170 totalmente automatizado é possível tomar medidas preventivas com a devida antecedência e reduzir os tempos de paragem não planeados”, explica Heiko Bach, Business Development Manager - Heavy Industry, Grupo Schmersal. 

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa