Conteúdo

03.06.2019

Elevado alcance, aplicável em todo o mundo, transmissão segura de dados

A Schmersal lança no mercado, uma nova célula ótica de deteção de segurança com interface por Bluetooth

Wuppertal, 3 de junho de 2019. O grupo Schmersal lança no mercado, a primeira célula ótica de deteção de segurança com interface por Bluetooth. A célula ótica SLC440/COM com Bluetooth BLE é um sistema de segurança optoeletrónico que usa uma interface Bluetooth. Este equipamento permite fornecer em tempo real, todos os dados de estado e de diagnóstico do dispositivo a smartphones ou tablets. Além disso, a interface Bluetooth permite uma instalação fácil via smartphone ou tablet graças à ajuda da configuração integrada. Outra vantagem é a possibilidade de armazenar os dados, que também podem ser usados para fins de documentação em comprovações periódicas ou no sentido da manutenção preditiva.

Os dados são comunicados para smartphones / tablets (Android, IOS) através de um aplicação desenvolvida pela Schmersal. BLE significa Bluetooth Low Energy, um sistema de radiotransmissão de dados, com tecnologia de transmissão segura para uma área próxima.

Um elevado alcance sem igual
Esta tecnologia inovadora para sistemas de segurança optoeletrónicos é única em relação ao alcance de comunicação de dados: Até agora, só estavam disponíveis no mercado ferramentas de diagnóstico baseadas na tecnologia NFC. Enquanto as ferramentas NFC oferecem apenas alguns centímetros de alcance, a interface Bluetooth BLE alcança até 5 metros, um alcance 100 vezes superior. Portanto, a interface BLE é particularmente vantajosa quando o sistema de segurança optoeletrónico está localizado num local relativamente inacessível. Além disso, o Bluetooth BLE permite mais facilidade de acesso, já que a maioria dos smartphones ou tablets têm Bluetooth, mas nem todos têm interface NFC. Como o Bluetooth é de uso comum na indústria internacional, a série de células óticas de deteção 440 / COM com interface Bluetooth BLE pode ser usada em todo o mundo.

Aumenta a eficiência: Os dados do estado podem ser consultados em tempo real
"O SLC440 / COM com Bluetooth BLE permite um significativo aumento da eficiência nos processos de fabrico. Como os dados do estado das células óticas de deteção podem ser consultados em tempo real, os erros podem ser corrigidos mais rapidamente, o que permite uma maior disponibilidade da máquina", explica Klaus Schuster, diretor da Safety Control GmbH, uma divisão do Grupo Schmersal, que assume as funções de centro de competências para aparelhos optoeletrónicos. "Uma vantagem adicional, quando o sistema é desligado em caso de perigo, os processos podem ser reativados mais rapidamente usando as informações de estado e dados de diagnóstico."

Além disso, é uma inovação particularmente económica, porque comparado com o Bluetooth clássico, o BLE é caracterizado por um consumo de energia significativamente menor e custos reduzidos, com um alcance de comunicação similarmente elevado.

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa