Conteúdo

12.10.2023

Mostra o que é possível: o IIoT Demonstrador da Schmersal na SPS 2023

Inovações e exemplos práticos para a implementação da Industrial Internet of Things

Wuppertal / Nuremberga, 12 de outubro de 2023. O Grupo Schmersal mostrará na SPS 2023 – Smart Production Solutions – como é possível implementar a Internet Industrial das Coisas (IIoT) ao nível de campo através de uma série de novidades dos setores da tecnologia de automação e segurança de máquinas. Os inovadores componentes e sistemas da Schmersal permitem uma comunicação entre máquinas abrangente, bem como uma integração global desde o nível de campo ou chão de fábrica até à nuvem.

Para o demonstrar, a Schmersal irá expor um IIoT Demonstrador no pavilhão, 9, stand 460. É composto por uma correia transportadora sobre a qual estão instaladas duas câmaras ToF 3D compactas. O IIoT Demonstrador da Schmersal mostra, nomeadamente, de que forma os dados e informações recolhidos pelas câmaras, pelo controlador de segurança PROTECT-PSC1 e por um PLC podem ser encaminhados para um edge gateway através de OPC UA e, se necessário, para uma infraestrutura na nuvem – por exemplo, como base de saída para determinar KPI (Key Performance Indicators) referentes à produção.

Novidade na SPS: a câmara ToF AM-T100

Um componente fundamental do IIoT Demonstrator é a câmara 3D AM-T100, que a Schmersal apresentou pela primeira vez no início do ano. O sensor Sony DepthSense™ integrado utiliza a tecnologia Time of Flight (ToF), ou seja, a medição do atraso fim-a-fim dos impulsos luminosos enviados na gama de infravermelhos (850 Nm) que são refletidos nos objetos a detetar. Desta maneira, forma-se a grande velocidade uma imagem 3D milimetricamente precisa da cena que se apresenta como nuvem de pontos. Assim, a câmara consegue, por exemplo, determinar a posição e as dimensões de um objeto ou detetar o nível de enchimento de um recipiente.

Diagnóstico de erros de alto desempenho

Adicionalmente, a Schmersal apresentará na SPS um novo gateway para a aquisição de dados de diagnóstico que dispõe de um servidor web e um cartão de memória microSD. Dessa maneira, o utilizador pode avaliar protocolos de ocorrências (event logs) ao vivo através da interface web e ler os dados de diagnóstico completos de todos os dispositivos de comutação de segurança ligados em texto claro no navegador. Os dados de diagnóstico podem ser transmitidos ao comando da máquina através de diferentes protocolos de bus de campo. O utilizador beneficia, em particular, do diagnóstico de erros de alto desempenho proporcionado pelo novo gateway de bus de campo SDG.

Safety Fieldbox agora também com EtherNet/IP CIP Safety e EtherCAT/FSoE

Na vertente relacionada com a segurança, a bem sucedida Safety Fieldbox assegura a transferência de dados sem complicações até um controlador de segurança, graças à sua ligação simples e à prova de falha de até oito dispositivos de comutação de segurança de diferentes tipos.  Na SPS, a Schmersal apresenta duas novas variantes: assim, a box pode ser integrada, como até agora, não só em sistemas com PROFINET/PROFIsafe, como também é apropriada para os sistemas de bus EtherNet/IP com CIP Safety e EtherCAT com FSoE.

Visite a Schmersal de 14 a 16 de novembro de 2023 na SPS – Smart Production Solutions – em Nuremberga, no pavilhão 9, stand 460.

 

Colunas de contexto

Comunicados de Imprensa